Pós-Graduação em Acupuntura

ACUPUNTURA
É uma modalidade terapêutica com origem no Oriente que compõe a MTC-medicina tradicional chinesa. Cujo objetivo é equilibrar a função de órgãos e ou sistemas do corpo, promovendo também analgesia e bem estar sensório psicomotor.
O exercício profissional da Acupuntura é assegurado ao portador de título de especialização ou complementação terapêutica obtida através de Curso legalmente reconhecido no Brasil e com carga horária mínina de 1200 horas, desenvolvido em um período nunca inferior a 25 meses, e que tenha pelos seus Conselhos de categoria, esta metodologia aprovada.
O Curso de Formação de Especialista em Acupuntura / Complementação Terapêutica, oferece os conhecimentos que, encontram-se abrigados, na forma de Terapia Alternativa/complementar.
O termo “Terapias Alternativas” refere-se a um conjunto de técnicas e procedimentos oriundos de diversos povos e culturas do mundo, voltado para a manutenção e tratamento da saúde , bem como a prevenção de doenças”.
Tendo como objetivo, capacitar com teoria e prática cientificamente a Acupuntura, sensibilizando e buscando conscientizar o profissional para esta terapia . Economicamente viável que, por ser de baixo custo, torna-se coerentes à nossa realidade. Contribuindo no aspecto social e econômico para a preservação e manutenção de uma vida digna e saudável, ao alcance de todos.
Curar não é só ciência, exige sim muito mais arte, praticando aprimora-se, tornando-se cada vez mais eficiente.
Prof. C. S. Guimarães

PÚBLICO ALVO
Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e demais Profissionais da Saúde, que possuem Resoluções editadas por seus Conselhos Federais.
PERFIL DO NOSSO ALUNO

O Profissional egresso do Curso em Acupuntura, será capaz de promover a avaliação acupuntural, diagnosticar os desequilíbrios fisiopatológicos e suas interferências nas disfunções de órgãos e sistemas, de acordo com o que determina as Resoluções específicas da área, relacionando tradição, ciência, tecnologia na aplicação da acupuntura em pró da melhoria de qualidade de vida, associado à ações sociais de sua clientela, desenvolvendo pesquisa na área específica (acupuntura).

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Disciplinas de Fundamentação:
– Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa ( As bases filosóficas, as energias e a história da medicina tradicional Chinesa)
– Metodologia da Pesquisa Científica- Conforme a ABNT
– Fisiologia Oriental I – Fisiologia Energética
– Fisiologia Oriental II – Topografia de Canais e Colaterais
– Fisiologia Oriental III – Etiologia e Etiopatogenia
– Anatomia Funcional na Medicina Tradicional Chinesa
– Bases da Semiologia na Medicina Tradicional Chinesa
– Higiene, Segurança e Higienização
– Bioética e Legislação

Disciplinas de Profissionalização:
– Prática Ambulatorial
– Semiologia na Medicina Tradicional Chinesa.
– Princípios e Técnicas de Tratamento em Acupuntura
– Microsistemas
– Patologia – Aplicação Prática da Acupuntura em diversas Patologias
– Eletrolaser-acupuntos

– Empreendedorismo e Mídia Digital
– Orientação Monográfica e Produção Científica

CARGA HORÁRIA

1260 (um mil e duzentas e sessenta horas), distribuídas em dois anos de curso: teórico, prático e ambulatorial, de acordo com o seguinte cronograma.

DURAÇÃO

25 meses